sábado, 28 de novembro de 2009

Emprego dos Sonhos

Esta semana me pegaram com a pergunta : Qual seria seu emprego dos sonhos ?" Isso me intrigou bastante porque imaginei que o interlocutor da pergunta ficou esperando a mesma resposta de sempre: Executivo de uma multinacional, terno e gravata todo dia, US$ 1 milhão de salário e o cartão de milhagen intupido para as férias de final de ano. Seria mesmo o emprego dos sonhos ?

Pensativo como nunca, coloquei-me a imaginar este "dream job" e conclui: prefiro a vaga de professor. Não que eu seja professor, mas acredito ser uma profissão muito interessante. Imaginem só, 300 alunos por ano, em média 10 aulas por semana, 5 materias diferentes e conhecimento a esbanjar. Além do mais, o respeito de seus alunos e colegas de trabalho.Talvez seja este o trabalho dos sonhos. Será ? Veremos.

Conversando com uma amiga, o sonho dela era ser famosa, artista da Globo. Nossa, que saco eu imagino, mas vamos à análise. Ser artista é ter milhares de fãs, pessoas te conhecem sem você conhecê-las, convites para as mais glamurosas festas que rolam, ganhar um grana legal e namorar quem você quiser. Eita vida boa, mas vem a parte ruim. Não tem privacidade, pessoas loucas te copiam e te seguem, sua vida desmorona e as amizades podem não ser tão veradeiras assim. Viu, ainda fico com o professor.

Voltando ao tema central do executivo. Fazendo um panorama global sobre os executivos, a maioria deles é divorciado, suas filhas caçula os odeiam, nunca veêm a família, as malas nunca são desfeitas, apenas reorganizadas e os amigo parecem cada vez em menor quantidade. Se você se identificar com isso é melhor parar e repensar seus conceitos. O primeiro sinal é quando você começa a falar com as pessoas mais pelo Skype do que pessoalmente. Neste ponto a coisa já tá feia, é preciso voltar.

Mas, devem estar curiosos para saber qual foi a resposta que dei ao meu amigo que me fez esta pergunta. Depois de pensar por um tempo, respondi: O que eu tenho! E não é puxa-saquismo não, é apenas a expressão da realidade. Todos os trabalhos no mundo que pensei tem seus lados negativos e positvos. Se você não faz o que gosta, tem um ambiente de trabalho péssimo e é testemunha constante de escaladas de colegas por demérito do chefe, meu amigo, você está no emprego errado.

Uma carreira sólida se constrói de pontos positvos, e sua motivação vale pontos extras. Mas tenha sempre em mente a balança que guia tudo isso, pois se esta balança pende pro lado errado, não é um sonho e sim pesadelo. A felicidade é mais valiosa que qualquer diamante.

Para terminar esta minha postagem, fiquem com uma frase de Dom Pedro I : A alegria do mundo está na senzala e não na Casa Grande !

Nenhum comentário:

Postar um comentário